quarta-feira, 18 de maio de 2011

Karl Marx -> a grande influência do milênio

Karl Marx foi um filósofo alemão que habitou, em suas peregrinações, a França e a Inglaterra e  causadou de inúmeras transformações efetivas nas estruturas do pensamento e legislação dos séc. XIX e XX, tamanha a repercussão de suas lições, reivindicações e propostas.
Porém vale mencionar que ele não surgiu sozinho e que também não lecionou aquilo que não era uma solicitação necessária em sua época (pós-revolução industrial; pós-revolução Francesa; pós-codificação do Direito ...). Ele viveu em um período em que se iniciava os grandes pensamentos reivindacatórios em prol do ser humano.
Portanto, ao ser fruto de sua época, o marxismo encontrou terreno fértil e não totalmente cru para a sua solidificação. No entanto, o marxismo instala-se como pensamento comunista crítico do socialismo utópico. Nasce aí um novo antagonismo de classes, onde os proletários pretendem tomar o poder tal como aconteceu na revolução burguesa onde os burgueses tomaram o lugar da monarquia arcaica e enfraquecida.
"o homem destaca-se de sua análise como o principal elemento de reflexão, mas não o homem universal, ou o homem espiritual, ou racional, mas o homem como força produtiva, como ser economica e historicamente engajado."
A sociedade civil é uma decorrência do Estado, ou seja, da organização social em prol de melhorias nas relações humanas. Os seres humanos desejando este tipo de organização abdicam de seu poder soberano para um terceiro que terá a função de organizar o meio e melhorar a forma com que a sociedade se relaciona.
A história social dos homens nada mais é que a história de seu desenvolvimento individual ->toda nova geração se encontra face a forças produtivas já adquiridas pela geração precedente e que lhe serve de matéria prima para a nova produção, surge um encadeamento da história, surge a história da humanidade.
"os filósofos não fizeram mais que interpretar o mundo de forma diferente; trata-se porém de modificá-lo'
A dialética de Marx se preocupa em colocar a filosofia a serviço das necessidades sociais.
Os comunistas proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente.
A humanidade do séc. XX não pode ser lida e muito menos entendida sem que se renda atenção à repercussão que o marxismo trouxe para a política mundial. Pense-se nos direitos constitucionais sociais, pense-se nas repercursões mundiais das reivindicações dos trabalhadores, na revolução Russa (1917), pense-se na atuação política e ideológica das propostas de Stálin e Lénin, na divisão do mundo em blocos, na guerra fria, nos movimentos estudantis de 1968, no pluripartidarismo, na legislação trabalhista, nos direitos constitucionais sociais e coletivos, portanto a atuação de Marx marcou muito a história subsequente.
A própria igreja teve que amoldar-se à nova realidade social.
Isso tudo é mostra de que a Revolução Industrial deixou suas marcas e lições , desta forma podemos e devemos chamar este período de "Surgimento do Estado Moderno", onde dogmas enraizados na sociedade foram arrancados e idéias antes escondidas sobre o manto das monarquias foram expostas.
A Burguesia então passou a disseminar os seus dogmas e ideologias afim de se manter no poder, deixando, no entanto, seus principais objetivos encobertos. A manutenção da hegemonia burguesa era mantida com base nas idéias de lei e ordem emanados do "povo". A auto determinação dos povos passou a ser um principio fundamental, não admitindo que um povo fosse governado por um indivíduo superior a todos os outros, a igualdade entre os homens foi uma de suas armas contra a monarquia. As pessoas passaram a ter direitos e não somente deveres.
A Burguesia desta forma passa a criar mecanismos que motivem os individuos ao trabalho proletário, já que a necessidade de mão de obra vinha crescendo vertiginosamente assim como o consumo. Assistimos então a inserção de individuos de todas as classes sociais e idades sendo absorvidos por esta economia voraz e onde a concorrência de um contra o outro passa a dominar o intelecto dos homens. Os principios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade eram utilizados apenas a favor dos ideais capitalistas. Desta forma podemos dizer que esta vitória social veio encoberta por ideais da classe que acabava de emergir, atribui-se a uma classe quase todos os direitos e a outra quase todos os deveres.
O marxismo procura fazer frente às carências decorrentes do mau uso do governo a favor das classes sociais mais privilegiadas, detectando no liberalismo econômico pós-revolucionário a sede das principais distorções na sociedade civil.
Pode-se mesmo dizer que a história é governada pelos impulsos econômicos, e são eles que afinal determinam a condição humana e não o contrário.
Marx considera que o homem distingue-se do animal não por ser animal político ou racional, mas por ter capacidade de trabalho, ou seja, por ser capaz de interagir com a natureza, a ponto de poder modificar a própria natureza. Isso é essencial ao homem, que para isso se destina, e nisso que se realiza. Se, porém, o homem é feito escravo de outro, se o homem é explorado por meio do trabalho, o trabalho deixa de ser sua condição específica para cumprir sua função, para tornar-se o instrumento que oprime o homem economicamente. Nesse sentido o trabalho transforma-se em mecanismo de opressão de um pelo outro.
O salário é o que permite simplesmente que o proletário sobreviva alienado e se reproduza garantindo a continuidade do sistema capitalista de acumulação e lucro.

Mas os proletáriados possuem um elemento de êxito: são numerosos!
O Direito e o Estado são vistos como hiperestruturas que somente ratificam a vontade dos dominadores em face dos dominados.
O Estado, em síntese, pode ser classificado como nação juridicamente organizada ; órgão criado pela sociedade, que o organiza através do governo, para defesa de seus interesses comuns, porém manipulado pelos entes dominantes.
Por isso, para marx, é preciso ingerir uma solução economica para solucionar esta questão economica.
"Suprimi a exploração do homem pelo homem e tereis suprimido a exploração de uma nação por outra." Marx, Engels, manifesto do partido comunista.
O pensamento marxista encontra seus reflexos na área do Direito, apesar de não ver neste a saída para a história das iniquidades praticadas de homem sobre homem.

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